Conheça a história de:
Celso da Silva
Projetos de sua autoria:
- Sala de Leitura na Praça.
- Bate papo com os autores.
- Projeto Nômade.
- Enfrentamento ao Suicídio na Adolescência.
- Enfrentamento aos Abusos na infância.
PARTICIPAÇÕES
- Feiras e Eventos literários:
- Bienal do Livro de São Paulo no ano de 2010, onde lançou a obra; Anjos Sem Face.
- Feira do Livro da Cidade de Montenegro RS;
- Feira do Livro de Florianópolis SC;
- Feira do Livro de Águas Mornas SC;
- Bienal do Livro São José SC;
- Saraus e semana do livro em escolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
- Sarau da Imperatriz - SC.
Celso da Silva nasceu no dia 28 de março de 1953, no convés do barco de nome Deoclesianinho, propriedade de seu pai, atracado no cais da lenha da cidade de Montenegro RS. Ficou órfão dos pais aos cinco anos de idade e foi morar com a avó materna na mesma cidade onde nasceu. Estudou nos colégios: Delfina Dias Ferraz, Aurélio Porto e Adelaide Sá Brito. Todos na cidade de Montenegro RS. Aos dez anos de idade foi transferido para a cidade de São Leopoldo RS, onde permaneceu interno na Granja do Menino, e estudou os últimos dois anos do ensino fundamental. O restante de sua adolescência transitou pelas cidades de são Leopoldo e Novo Hamburgo RS, trabalhando na indústria calçadista. Prestou serviço militar no pelotão especial da 1ª Cia do 19º Regimento de Infantaria da cidade de São Leopoldo RS, e no 4º Regimento de Cavalaria Montada de Porto Alegre. Atuou por trinta anos como empresário do ramo de feiras, congressos e eventos comerciais. Fundador e diretor do grupo de música regionalista: Gaúcho dos Pampas. Atuações em teatro, cinema e televisão: Campanha publicitária da Massey Fergussom, Banco de Sangue de Porto Alegre, Aspirina, Casas Pernambucanas e outras. Teatro: Theatro Esperança: Porto Alegre RS – 2002; Áudio visual da peça, Insensatez: TAC/Florianópolis SC – 2005;Travessia: Curta-metragem/Curtas do Sul – TV Cultura – 2002; Aos Espanhóis Confinantes: longa metragem – Florianópolis – 2005;Teste de registro para a rede Globo de Televisão aprovado em 2002, na RBSTV de Porto Alegre RS. Transferiu residência para Florianópolis no ano de 2003. Cursos de nível superior: Artes Cênicas no Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA) 2002. Letras Literatura e Vernáculas/Português na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 2011. Gestão de Turismo na Faculdade Municipal de Palhoça SC - 2016.Marketing digital e Redes Sociais / Lato Senso - Unicesumar – 2021.
Membro efetivo e emérito e titular da cadeira de nº 18 da Academia Santoamarense de Letras (Asal), na cidade de Santo Amaro da Imperatriz SC, onde reside desde 2003. Empossado na presidência da ASAL, em 07 de Setembro de 2014.
Obras Literárias
Prisioneiros: Romance Policial (temática/necropsia e escolhas pessoais). Indicado para o prêmio Portugal Telecom de Literatura, no ano de 2008.
Anjos Sem Face: Romance psicológico que tem por temática a tragédia familiar. Indicado para o Prêmio São Paulo de Literatura, no ano de 2010.
Malho e Bigorna: Romance de ação, ano de 2015. N/E.
Foi Assim; Outros Tempos; Ticonto: Trilogiainfantojuvenil, que traz a luz os contrastes tecnológicos, educacionais e comportamentais ocorridos nos 65 anos que separam 1950 de 2015. N/E
Epitáfio: minirromance indicado ao guinness book, na categoria de menor romance literário em número de páginas;
Davi: O Besouro Dourado do Não Faz de Conta: infantojuvenil com foco no combate aos abusos na infância;
Trilogia Dejavhus: infantojuvenil;
Voz-do-oco: Romance Infantojuvenil;
Desabafo de Uma Adolescente a Caminho do Suicídio.
Escreveu:
A Visão do Padre Antônio Vieira Sobre a Escravidão. Ensaio acadêmico publicado na revista Mafuá do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística revista nº 16. (UFSC);
Sina do Mate. Temático ambientado na saga guarani, com linguagem regional;
O menino das Pernas curtas. Miniconto;
Pluridialetalismo; a Balística Brasileira. O texto versa sobre dialetos e linguística;
Aos Pais e Filhos. Relatos do cotidiano;
Ode a Palhoça. Poesia vencedora do prêmio: Veredas da Poesia III, 2015;
Paciência, meu caro! Conto de densidade psicológica e dramático;
Título Cidadão Santo-amarense: Reconhecimento concedido em julho de 2016;
O Cavalo Magro e o Cão Mala: conto que tem por temática a fuga nas drogas;
O Prego e o Martelo: apólogo que convida para a reflexão sobre a interferência na vida alheia;
Ao Meu Pai: poema.
Acumula vasto acervo de crônicas, contos e poemas.